Nossa Trajetória

Nosso trabalho começou no início da década de 80, enquanto ainda éramos a associação dos servidores do Ministério da Fazenda no RS. Com a mudança na legislação através da Constituição de 1988, onde foi permitida a criação de sindicatos no serviço público, no dia 27 de outubro de 1988 foi criado o Sindicato dos Servidores do Ministério da Fazenda no RS – SINDFAZ/RS, tendo como base os servidores do Ministério da Fazenda, Receita Federal do Brasil e Procuradoria da Fazenda Nacional do estado do RS. Temos registro no MTB datado de 16 de janeiro de 1989 onde certifica que preenchemos os requisitos legais necessários para nossa fundação e funcionamento nos termos dispostos no artigo 8º da Constituição Federal, inciso 1º, do ano de 1988. Fomos o primeiro sindicato de servidores públicos do Ministério da Fazenda criado.

Nossa principal luta sempre foi pelo Plano de Carreira dos servidores públicos federais, para que houvesse a reestruturação dos cargos que há muito estavam defasados.

Nossa maior greve, no ano de 2004, já no Governo Lula, onde o Ministro da Fazenda era o Sr. Antônio Palocci, resultou na conquista do Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda – PECFAZ. Somos os precursores desta conquista.

O SINDFAZ/RS abrange todos os cargos do Ministério da Fazenda e Receita Federal do Brasil no RS, dentre eles: Administrativos (PECFAZ), Analistas, Técnicos, Reintegrados, Procuradores, Auditores, fora os servidores aposentados e pensionistas. Prova disso é que na atual Diretoria Executiva do SINDFAZ/RS temos os seguintes cargos: Diretor Geral: Joselino Lezeiko Schvinn – Analista Tributário da RFB; Diretor Geral-Adjunto: Luiz Antônio Frozi – Reintegrado; Diretora Administrativa e Financeira: Tânia Mara M. Moretti – PECFAZ; Diretora de aposentados e pensionistas e Política Sindical: Marli Nunes Dorneles – PECFAZ e Diretor de assuntos jurídicos: Vilmar Soares Veiga – PECFAZ.

O SINDFAZ/RS foi um dos sindicatos que ajudou a criar a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CONDSEF no ano de 1990, na qual somos filiados. A CONDSEF sempre nos representou a nível nacional junto ao Governo nas mesas de negociação. Essa parceria nos trouxe muitos benefícios ao longo dos anos, dentre eles a criação do Departamento Fazendário – DENFA, onde o SINDFAZ/RS sempre teve um membro de sua Diretoria como representante deste departamento.

Já passaram por lá os colegas: Heloisa Machado Pereira (in memorian) Diretora Geral do SINDFAZ/RS no triênio 2011/2014, Milene Figueira Pires, na época também Diretora Geral do SINDFAZ/RS e atualmente quem nos representa no DENFA é o filiado aposentado Gilberto Dutra Alves que foi Diretor Geral-Adjunto do SINDFAZ/RS. Nas mesas de negociação junto ao Governo SEMPRE tivemos representatividade do DENFA, tanto que no último acordo assinado com o Governo em 2015 quem esteve nas mesas de negociação foi o filiado Gilberto Dutra Alves.

 O SINDFAZ/RS também tem um grande parceiro no âmbito Jurídico que é o escritório Paese e Ferreira Advogados Associados, representado pelo advogado Dr. Marcelo Lipert. Além de ser um dos escritórios mais bem-conceituados no estado do RS, o escritório Paese e Ferreira também é conhecido nacionalmente. Em parceria com este escritório já ganhamos muitos processos e ações coletivas, dentre eles: índice de 28,86% sobre reajuste dado aos militares e não ao executivo, diferença do reajuste de 3,17%, Anuênios, URP estatutários, URP ex-celetistas.

 Sempre atuamos em parceria com os demais sindicatos do MF e RFB. Sempre participamos dos fóruns em defesa dos servidores públicos e sempre atuamos em defesa do servidor público federal.

 Novos sindicatos sempre serão bem-vindos na luta sindical, desde que venham para somar e não dividir a categoria, o que é um desejo do Governo.

 

 "Acreditamos que apenas com a união das entidades sindicais é que conseguiremos combater e lutar sempre pelos direitos de todos os servidores públicos".

 

Nossas principais conquistas:

  • Criação do Sindicato dos Servidores do Ministério da Fazenda no RS – SINDFAZ/RS em 27/10/1988;
  • Ajudamos na construção, em 1990, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CONDSEF;
  • Em 2004 conquistamos o PECFAZ;
  • Ganhamos processos e ações coletivas, conforme citado acima;
  • Assinatura, através da CONDSEF, do termo acordo de Reajuste salarial com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG em 2012;
  • Assinatura, através da CONDSEF, do Termo de Acordo de Reajuste com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG em 2015.

Contato

Powered by BreezingForms

Endereço

Rua Washington Luiz, 500 - sala 203 - Centro Histórico - CEP 90010-460, Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS

(51) 3286.2566 / (51) 99779-6079

Todos os direitos reservados: SINDFAZ - RS
Desenvolvimento: PP Comunicação